14 de setembro de 2012

Pensamentos avulsos






Como é difícil escrever. Hoje, a minha mente não está conseguindo coordenar as minhas ideias, por isso elas estão dispersas num espaço infinito. A mãe natureza deixou tudo o que precisamos para nossa sobrevivência. Vamos começar pelas árvores que nascem da terra, crescem, desenvolvem-se, dão flores e frutos. Os frutos contém semente que após desintegrarem-se dão origem a nova árvore e o ciclo continua. As árvores são compostas de raízes, caule, folhas, flores e frutos. São úteis para a nossa alimentação, para a indústria de móveis, para produção de remédios homeopáticos, dentre outros. Mais o que é isso? Estou dissecando uma árvore?

Prefeitura de Manaus: Efeito do debate


Manaus está mergulhada em drogas e insegurança. Tem ponto de venda e apreensão por todos os bairros. O novo sistema de segurança implantado pelo governo não está sendo respeitado pelos criminosos. Este é um problema grave que deveria ser levado ao Congresso Nacional pelos representantes do Amazonas e não ocupar espaço para comentar que, no dia 11/09/2012 (debate) a candidata à prefeitura de Manaus Vanessa Grazziotin fora atingida supostamente por um ovo ou coisa parecida. No meu entender, se isso ocorreu realmente, é um protesto dos eleitores que não a querem no poder por conhecerem sua trajetória política. Da mesma forma, eleitores elegem candidatos que às vezes não sabem nem escrever seu nome, pois votaram em bacharéis que não atendeu suas expectativas, e de antemão, já sabem que esse também não fará nada. Faz parte da democracia.

13 de setembro de 2012

Amazonas: agricultura básica



Buritizeiro
Domingo, 09 de setembro de 2012 assisti uma reportagem na Rede Amazônica de Televisão, sobre Agricultura do setor primário na Amazônia, cujo objetivo é trazer para a região a ideia de plantar culturas temporárias, permanentes, árvores e capim na mesma área de cultivo, reduzindo o número de “queimadas”.

No Amazonas, a área propícia para plantio de culturas temporária e permanente é a várzea, que é regada todos os anos pela enchente dos rios. Outras árvores e capim não tem muita escolha. Única exceção é para o município de Apuí, onde há plantação em maior escala de arroz e feijão. Segundo um palestrante do Governo do Amazonas, todas as margens dos igarapés já foram pesquisadas e os resultados insatisfatórios para plantio, devida a falta de nutrientes na terra. Na terra firme, as plantações só produzem uma única vez e isto explica o motivo pelo qual importamos até cheiro verde de outros Estados.

Acrescentando, criar gado no Amazonas não é boa opção, devida a dificuldade de transporte dos animais. Outro impedimento é que talvez o governo não tenha interesse em desmatar as terras firmes que temos em abundância, para plantio de capim.

6 de setembro de 2012

Salário mínimo

O salário mínimo em 2013 valerá R$ 670,00. Mas o assunto é sobre política em Manaus. Como estamos próximo à eleição para vereadores e prefeitos, tem candidato prometendo aumentar o salário mínimo e até mesmo melhorar a atuação do Sistema Único de Saúde - SUS, mesmo sabendo que ambos são competência do Governo Federal. Vale ressaltar que os condidatos a prefeito de Manaus são velhos caciques da política brasileira. Muito cuidado ao decidir o seu voto.

1 de setembro de 2012

Manaus: Parque do Mindu


 
Sobre o Parque do Mindu em Manaus, muito já se escreveu, porém, na visita que eu fiz a este ponto turístico, encontrei-o com visíveis sinais de abandono, por exemplo, no módulo reservado a palestras há tempo não se realiza nada. Da mesma forma o igarapé que corta o parque e forma uma pequena cachoeira, está poluído, devido passar por outras áreas onde o povo não está nem aí para o meio ambiente. Já a mata está preservada e serve para estudo da emissão de carbono. As pontes estavam impedidas para manutenção. O poder público não pode abandonar àquela área, pois invasores e grileiros já estão de olho nela. Veja as fotos sobre o assunto.

3A. LEI DE NEWTON


 
Quando estudava o 2o grau tinha muita dificuldade na disciplina física. Cada livro sobre o assunto que lia os conceitos e definições parecia ser diferentes. Mas falando em conceito e definição, tenho certeza que têm muitos vestibulandos que não sabem diferenciá-los. Neste caso, lá vai uma dica: conceito pode ser mudado a qualquer momento, já a definição, não. Até que um dia um professor conceituou a física assim: física é a ciência que estuda e descreve os fenômenos naturais. Pronto, a partir daí tudo mudou, até minhas notas.
Mais o assunto é sobre a 3a Lei de Newton, ou seja, a Lei da ação e reação, que em palavras bem simples diz o seguinte: a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção, sentido contrário e atua em corpos diferentes, sacou? Não? Explica-se. Quando jogamos sinuca, o taco exerce uma forca sobre a bola, mais a bola também exerce uma força de sentido contrário e mesma direção no taco e ambos os corpos são diferentes. Da mesma forma, quando chutamos uma bola e quando brincamos de cabo de guerra. Há inúmeros exemplos da referida lei, ou seja, a física sempre está presente no nosso dia-a-dia. Acima foto ilustrativa das forças de ação e reação.