25 de setembro de 2013

Assalto ao Programa Bolsa Família

O governo federal está perdendo para a bandidagem de colarinho branco. Todo o dia é roubado. Desta vez foi o Programa Bolsa Família em apenas R$ 400.000.000,00 de reais. A PF investiga, prende e a justiça vem e solta e o dinheiro não retorna aos cofres públicos.  Assim é um achado. Com o pouco que aprendi sobre Tecnologia da Informação, me dá o direito de afirmar que tem como bloquear atitudes dessa natureza. Mas se autoridades estão mancomunadas com a bandidagem, aí o bicho pega.

24 de setembro de 2013

Municípios do Amazonas: crise

Assistindo o Programa “A Voz da Esperança” de autoria do Dep. Federal Sabino Castelo Branco que trazia à tona a situação precária de alguns municípios do Amazonas, lembrei-me de quando trabalhei no IBGE, período em que viajei em alguns rios do Amazonas a serviço daquela entidade. Na época se viajava dias vendo apenas água, mata e céu. Em alguns municípios, você com dinheiro passava fome. Pelo que o Deputado expunha, não mudou muita coisa. Segundo a mídia, muitos Municípios têm sua prestação de conta reprovada pelo TCE, mas parece que tudo termina aí. Ninguém sabe se o dinheiro retorna aos cofres públicos, ou, se alguém é punido. Naquela época, quando o Prefeito se elegia, a primeira coisa realizada por ele era comprar uma mansão em Manaus e um carro do ano. Os munícipes que se lixem. É como dizia a Ex-Ministra Zélia Cardoso de Melo, àquela que confiscou o dinheiro da poupança e da conta corrente: “o povo é só um detalhe”. Os municípios não precisam de festas. Precisam de gestores que saibam tirar água da pedra. Gerar fonte de renda, educação, saúde e acesso à informação, do qual não podemos nos afastar. O povo fará a sua própria festa.

20 de setembro de 2013

Nossa arma: o voto

Amigos de todo o BR! As autoridades brasileiras deixaram para nós a responsabilidade de punir os políticos e os partidos envolvidos no caso “mensalão”. Consta que foi o maior escândalo de desvio de recursos públicos para compra de apoio político para a situação se manter no poder.  Em 2014 haverá eleição para todos os níveis, portanto, vamos nos engajar para fazer uso correto da nossa arma mortal: o voto.

19 de setembro de 2013

Impunidade

Somente hoje tomei conhecimento do porque que neste Brasil o saque financeiro, moral e ético à nação é uma constante. Enquanto isto, nas periferias das grandes cidades e no interior do país, o povo sofre, pessoas se aglomeram em palafitas às margens dos igarapés sem moradia digna, que quando chove é uma verdadeira calamidade, sem ter onde levar seus filhos para uma consulta de saúde simples, sem um ambiente público onde possa educar seus filhos, sem alimentação básica, sem emprego, sem nada. Estou me referindo aos “mensaleiros” que hoje foram, mais uma vez, beneficiados e o que fizeram, fizeram-no com a certeza de que jamais serão punidos.